O Que Amo e o Que Me Frustra Nos Filmes da Saga Crepúsculo


Depois de reler toda a saga Crepúsculo bateu aquela vontade de rever os filmes, devo admitir que essa vontade é mais repentina do que a de reler os livros, basicamente maratonei os  filmes, isolamento social que diz? Depois de rever os filmes, principalmente depois de ter relido os livros, eu acabei por perceber coisas que amo e que me frustraram nos filmes e claro não vou perder a oportunidade de falar sobre isso. A Saga Crepúsculo é o motivo de hoje eu ser um leitor, mas, foi graças aos filmes que o interesse pela leitura surgiu, então, guardo tanto os filmes, quando os livros com muito carinho em meu coração.

Antes de começar a falar sobre o que gosto ou não gosto sobre os filmes em comparação com os livros, preciso dizer que os filmes são ótimos para quem só teve a experiencia visual e não leu os livros, e para quem leu os livros, mesmo tendo alguns incômodos eu acredito que os filmes entregam uma boa adaptação.

O que me frustra nos filmes

Edward: Um dos meus maiores incômodos dos filmes é a forma como retrataram Edward, os filmes não chegam nem perto de retratar a majestosidade que é o Edward dos livros. Os filmes passam a imagem de que ele é possessivo, psicótico e invasivo e bom quem leu os livros sabe que ele não é nada disso, ele é sim super protetor ao extremo, atencioso e a cima de tudo respeita as decisões de Bella ainda que ele não concorde com elas. É inegável que a essência dele está sim nos filmes, os filmes Amanhecer I e II são os que tem o Edward mais parecido com o dos livros.

Jacob: Eu nunca fui #TeamJacob, mas, sempre achei ele um personagem incrível nos filmes, mas, quando eu conheci o Jacob dos livro puts, que decepção! Jacob é egoísta, impulsivo e muito abusivo, e esse é um dos meus maiores incômodos nos filmes, porque tornaram Jacob num personagem carismático e gente boa sendo que ele não é nada disso, ler Lua Nova não é um fardo por Bella estar depressiva, Lua Nova é um fardo pelo excesso de Jacob. Ahh mas, se o personagem melhorou porque está nos contras? Ele está nos contras porque quem vai ler os livros motivado pelos filmes e amou o Jacob vai se decepcionar, assim como eu me decepcionei. 

Conflitos: Alguns conflitos que estão presentes nos filmes e não fazem parte dos livros me incomodaram, porque mesmo se a cena fosse apresentada sem o conflito ela teria impacto o bastante, como exemplo a luta quando Edward, Bella e Alice estão em frente aos Volturi, no livro tudo é resolvido numa conversa repleta de imposições e ameças, e pra mim isso surte muito mais efeito que uma luta, outra luta desnecessária é a que rola entre os lobos e os Cullen antes de Jacob anunciar que tinha sofrido Imprinting e nos livros ela nem existe. Sinceramente as vezes menos é mais, não sei porque essa mania de querer enfiar lutas que são desnecessárias nos filmes.

Furos Amanhecer Parte II: Houveram dois furos que me irritaram demais no último filme da saga, furos idiotas, tendo em vista que tanto o livro, quanto o próprio filme já tinha citado isso. Jacob virando lobo para anunciar que tinha sofrido imprinting foi o primeiro furo, tanto no filme quanto no livro é citado que ao deixar a alcateia eles não podem mais se comunicar, sendo assim não faz sentido a metamorfose de Jacob já que eles não podiam mais conversar mentalmente, no livro tudo é resolvido com uma simples conversa, mas, como disse no tópico a cima adoram adicionar cenas que são desnecessárias apenas para "dar emoção". O outro furo que me irrita muito é Alice tendo uma visão do futuro de Renesmee e Jacob, quando no próprio filme é citado que Alice não consegue ver nem o futuro de Jacob (Lua Nova) e nem de Renesmee.

Batalha Final: Olha não vou negar que foi uma jogada INCRÍVEL o que fizeram com o final do grande confronto, mas, duas coisas me incomodaram bastante. O lugar em que o tudo ocorre, o confronto acontece na mesma campina que os Cullen jogaram baseball em Crepúsculo e bom, todo mundo sabe que ela não é daquele tamanho, sinceramente beirou ao ridículo a quantidade de espaço em comparação com a quantidade de gente presente em cena. A segunda coisa é que ao deixar a resolução da batalha final com a visão de Alice, retiraram todo o protagonismo de Bella, pois, no livro o confronto não acontece de fato por causa do poder do escudo dela, e mesmo amando o final do filme, não tive como não ficar decepcionado.

O que amo nos filmes

Cenas Adaptadas: O livro é sem dúvidas rico em detalhes, mas, tiveram cenas que sem dúvidas a adaptação conseguiu até ser melhor que o livro. A passagem de tempo enquanto Bella está completamente depressiva em Lua Nova, ainda que triste foi muito bem idealizada e posta em tela, principalmente tendo em vista que no livro são simples quatro páginas com o nome dos meses "perdidos". A cena do casamento também é simplesmente estonteante, tão bonita quanto a descrita no livro e eu amei isso demais, caiu até um cisco no olho quando Bella começou a andar pro altar e começou a tocar a música!!

Outros POVs: É sabido que Bella narra a história, o que amo nos filmes é que foram acrescentados outros pontos de vista e isso deixou o filme mais dinâmico, um bom exemplo disso foi o acréscimo do ponto de vista de Riley em Eclipse, achei essa mudança muito interessante, porque no fim ficaria bem difícil entender o que estaria motivando as mortes em Seattle só com o POV de Bella, tendo em vista que o filme tem menos riqueza de detalhes que o livro.

Elenco: Se vocês pararem para olhar vão perceber que Crepúsculo tem um elenco repleto de atores talentosos e cotados atualmente, mas, não é nesse ponto do elenco que quero tocar, meu ponto são as escalações que se encaixaram perfeitamente com os personagens. Transpassando o óbvio que são Kristen e Robert, Ashley Greene me entregou uma Alice tão perfeita que chego a ter um calorzinho no peito quando lembro dela. Billy Burke é um ator incrível, a interpretação dele para Charlie é impecável ele é exatamente como o Charlie do livro. Anna Kendrick é incrível, até no papel da insuportável e invejosa da Jessica ela conseguiu brilhar e mostrar que consegue entrar em qualquer personagem. E por fim Michael Sheen, ele interpretou Aro exatamente do jeito que eu o imaginei entediado e ao mesmo tempo muito caricato, eu simplesmente amei!!

Cortes: Nem tudo o que não entrou no filme me deixou chateado, algumas coisas me deixaram bem feliz de não terem entrado para o filme. Foi de uma sensatez enorme não trabalharem a fundo no filme a relação de Imprinting de Jacob e Renesmee, ela é uma criança extraordinária okay, mas, não deixa de ser estranho o quão possessiva ela é em relação a Jacob.

Trilha Sonora (Bônus): Não da para correlacionar a trilha sonora do filme com o livro né? Mesmo com as duas músicas que são supracitadas nos livros estando na trilha sonora de filme. Mas, é inegável a que trilha sonora é uma das melhores coisas dos filmes, vou deixar aqui em baixo uma playlist com as minhas músicas favoritas das trilhas sonoras de todos os cinco filmes.

CONVERSATION

0 comments:

Postar um comentário

Meta de Leitura